Olhares Podcast feminista que tem como escopo desconstruir a visão do mundo sobre as mulheres e atribuir novos olhares. Engajar-se com o feminismo é perceber diferenças onde não deveriam existir e lutar para estas não se perpetuem. Os episódios são quinzenais. Só de ouvir, dá pra ver que é diferente! http://olharespodcast.com.br.

July 25, 2018  

A Pesquisa Nacional do Aborto (PNA), juntamente com a ANIS, em 2015, revelou que mais de meio milhão de mulheres abortaram naquele ano no Brasil, o que representa quase uma mulher por minuto. O abortamento ilegal foi ainda a causa de 8,4% das causas de mortes maternas em 2010, em média, contudo, estes índices são variáveis, pois quanto maior a desigualdade social maior a taxa de mortalidade. O Ministério da Saúde também divulgou em 2008 que houve mais de 240 mil internações por ano no SUS por complicações decorrentes de abortos.
Diante de números surpreendentes, ainda há quem se oponha a discussão a respeito do aborto, mas nós precisamos superar estes pré-conceitos para falar sobre este fato, com dados científicos, uma vez que é esta a realidade de muitas mulheres no Brasil e no mundo.

Nossas convidadas

Ilka Teodoro - Mestre em direitos humanos, é Diretora Jurídica da ONG Artemis, e co-fundadora e membra da Associação das Advogadas pela Igualdade de Gênero, Raça e Etnia.
Gabriela Rondon - Doutoranda em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), é pesquisadora da organização não-governamental Anis - Instituto de Bioética. Também integra a equipe do blog Vozes da Igualdade.
Lia Zanotta - Doutora em Sociologia e Presidente da Associação Brasileira de Antropologia na gestão 2017-2018.

 

Caleidoscópio e links citados no episódio

 

Saiba mais sobre o Olhares em: olharespodcast.com.br

 

Música utilizada na abertura do Episódio:
I dunno by grapes (c) copyright 2008 Licensed under a Creative Commons Attribution (3.0) license.
http://dig.ccmixter.org/files/grapes/16626 Ft: J Lang, Morusque

00:0000:00
Share | Download(Loading)